O Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA) foi oficialmente criado em 30 de abril de 2014, como resultado de um ano de articulações entre professores e lideranças indígenas dos estados do Amazonas, Acre e Roraima, no contexto das comemorações dos 25 anos de mobilização do antigo COPIAR.

O FOREEIA tem como missão propor, acompanhar e avaliar políticas públicas de educação e saúde indígena no Amazonas, com base nos direitos legais e nos processos próprios dos povos indígenas, consolidando-se como referência na luta por uma educação e uma saúde diferenciadas, específicas e de qualidade para os povos indígenas do estado. Seus valores centrais são o compromisso, o respeito, a ética, a transparência e a luta coletiva.

A organização promove debates, a troca de experiências e a formulação de propostas voltadas à garantia dos direitos indígenas, incluindo a autodeterminação e a gestão coletiva, mobilizando de forma contínua professores e lideranças indígenas para exigir do Estado políticas públicas eficazes.